PARÁBÉNS MAMÃE!!!!!!!

sábado, 14 de novembro de 2009

33º Domingo do Tempo Comum

Pipoquinha e seus amigos     33º DTC Mc 13,24-32

Feijão e Canjiquinha- Eu vou... Eu vou... Pra casa agora eu vou. Parara tibum... Eu vou...
Canjiquinha: - Nossa gente! “Não dá vontade nenhuma de voltar pra casa e pensar que comeremos a gororoba” que a Pipoquinha faz pra gente todo dia.

Feijão: Pior que comer “aquilo” é beber o tal suco de laranja passada temperado com pimenta..
Canjiquinha:: - Nem me fale! E dormir naquele quarto todo bagunçado?
Feijão: - Deus nos livre!
Canjiquinha:: - Mas em compensação vejam só o que hoje nós arrecadamos para as crianças pobres!
Feijão: - É gente, rendeu! Rendeu bem,Canjiquinha. É muito presente!
Canjiquinha:: - Vamos colocar tudo num saco bem escondido pra ninguém pegá-lo até o dia da distribuição.
Feijão: - Falou,Canjiquinha!
Feijão: - O que temos pro jantar,Pipoquinha?
Pipoquinha: - Hum!! Preparei uma sopa de minhoca com caldo de besouro que está um estouro... ta daqui ó!
Canjiquinha: Você não tem jeito mesmo em pipoquinha?
Pipoquinha: - Pô gente! Passei a tarde toda correndo atrás dos besouros! Eu pegava um e o outro danado voava... Que canseira! Mas está até crocante... Prova aqui gente! Não querem? Então vocês vão ter que provar meu bombocado receita que eu copiei do “livro da cobra“ bombocado de cobra cega seca com pedaços de gambá frito e jararatataca. Prova aqui...
Canjiquinha:: - Olha, Pipoquinha, venha cá, nós temos uma missão muito importante para você amanhã: Veja só quanto coisa a genteconseguiu... Nós iremos guardá-lo nesse saco e você vai vigiá-lo até que a gente possa levá-lo para um lugar bem seguro.
Pipoquinha: - Pode deixar comigo! Comigo ninguém pode!
Feijão: - Mas não vai dormir nem se distrair, está bem!
Pipoquinha: - Ah, meus amigos, depois que eu sarei daquela depressão, eu fiquei “ligadona” Não durmo por nada desse mundo! Acabou aquela vida de preguiça... Agora sou outra Pipoquinha. Vocês podem ir com Deus que eu vou vigiar direitinho!
Canjiquinha:: - Tome cuidado com a ONILDA,a bruxa má da floresta,Pipoquinha. Ela é muito má e quer roubar tudo que temos!
Feijão: - É mesmo, esteja vigilante!
Canjiquinha:: - É não durma!
Pipoquinha: - Pode deixar... Tá comigo, tá com Deus.
Feijão: - Se precisar de nós, já sabe, é só bater o sino!
Enquanto isso... Ouve-se na floresta uma grande gargalhada...
Bruxa: - Rororo!
Era a bruxa má que entra sorrateiramente e vê o tesouro... Tenta roubar o saco. Pipoquinha acorda e começa a lutar. Então, a bruxa pega uma laranja e tenta dar pra Pipoquinha comer...
Pipoquinha: - Mas... Não era maçã?
Bruxa: - Aquela era uma outra história, minha filha! Esta é outros quinhentos! Come logo,Pipoquinha.
Mas naquela briga, Pipoquinha consegue chegar no sino e dá algumas badaladas. E enquanto a bruxa já quase matava Pipoquinha se ouve ao longe o canto dos amigos... Então a bruxa se assusta e sai, levando saco e deixa Pipoquinha pelo chão...
Canjiquinha: - Mas o que é isso, Pipoquinha?
Feijão: - O que houve?
Canjiquinha: - Onde está o saco?
Pipoquinha: - A bruxa roubou e quase me machucou!!
Feijão: - Antes tivesse machucado sua molenga, preguiçosa! Por que não tocou o sino?
Pipoquinha: - Por... Por... Por... Por que eu... Eu... Dormi...
Canjiquinha: - Dormiu? Não acredito! Você prometeu!
Pipoquinha: - Mas agora eu prometo, eu juro que vou vigiar! Não vou mais dormir! Vou ficar esperta e alerta e ninguém vai roubar nosso tesouro...
Os amigos fazem uma reunião e conversam:
Canjiquinha: - Vamos dar a ela uma nova chance?
Feijão: - É se Deus nos concede a graça de termos uma nova chance, nós podemos
Canjiquinha: - Mas vê se fica alerta, heim? Vigilante para bruxa nenhuma roubar nossas coisas novamente!
Pipoquinha: - Pode deixar amigos... Vou fazer valer esse voto de confiança que me deram... Podem ir tranqüilos que eu vou vigiar direitinho!
Canjiquinha: - Não se esqueça de tocar o sino se precisar de nós!
Pipoquinha: - Não me esquecerei...
Eles vão embora e Ela canta animada:
Pipoquinha: - Pela casa agora... Estou vigilante contra a bruxa má... Eu viro até gigante. A sacola é grande...
A bruxa é maldosa. Mas com Deus por perto ficarei alerta! Ta um calor! Ufa! Acho que vai chover. Por falar em chuva quando chove vocês têm sono? Hum... Eu tenho uma soneira! Começa a bocejar. Ainda bem que num ta chovendo né... E começa a dormir.
Então a bruxa chega de mansinho, chega bem pertinho do saco enquanto Pipoquinha está dormindo. Mas quando ela tenta pegar Pipoquinha acorda.
Pipoquinha: - Achou que eu não estava vigilante, não é? Pois vai ver só, sua bruxa folgada! Vai levar uma vassourada!
Começa a briga e Pipoquinha vai levando a melhor sobre a bruxa. Por fim ela imobiliza a bruxa e, num castigo final, dá a sopa pra bruxa.
Bruxa: - Isso não! Isso não! (E sai correndo)
Pipoquinha recupera todo o tesouro e batendo o sino, chama os grandões que chegam correndo...
Pipoquinha: - Vejam só, amigos! Como minha sopa era tiro e queda? Espantei a bruxa e ainda recuperei todas as coisas! Eu estava preparada e vigilante! Sabia que a qualquer hora chegaria a danada!
Canjiquinha: - Muito bem, Pipoquinha! Agora que você aprendeu que devemos cuidar do que é precioso.... Mas tem uma coisinha?!
Pipoquinha – o que é?
Feijão - só falta aprender a cozinhar, lavar, arrumar.
Todos - hahahahahahah

Adaptado por Livia Márcia






Bolinha de Neve e os grandões
Técnica: Dramatização
Grandões 1,2,3- Eu vou... Eu vou... Pra casa agora eu vou. Parara tibum... Eu vou...
Grandão 1: - Nossa gente! “Não dá vontade nenhuma de voltar pra casa e pensar que comeremos a gororoba” que a Bolinha de Neve faz pra gente todo dia.
Grandão 2: Pior que comer “aquilo” é beber o tal suco de laranja passada temperado com pimenta...
Grandão 3: - Nem me fale! E dormir naquela cama infestada de piolhos?
Grandões 1,2,3: - Deus nos livre!
Grandão 1: - Mas em compensação vejam só o que hoje nós garimpamos!
Grandão 2: - É gente, rendeu! Rendeu bem, grandão Atchim. É muito ouro!
Grandão 3: - Vamos colocar tudo no baú e esconder bem escondido pra ninguém roubá-lo de nós.
Grandão 2: - Falou, mestre grandão!
Bolinha de neve ao ver os grandões correu pra abraçá-los... Quase os derrubou aquela exagerada. Pareci um jogo de boliche.
Grandões 1, 2,3: - O que temos pro jantar, querida Bolinha de Neve
Bolinha: - Hum!! Preparei uma sopa de minhoca com caldo de besouro que está um estouro... ta daqui ó! (puxa a orelha).
Todos saem de perto simulando vômitos e dando desculpas por não quererem jantar.
Bolinha: - Pô gente! Passei a tarde toda correndo atrás dos besouros! Eu pegava um e o outro danado voava... Que canseira! Mas está até crocante... Prova aqui gente! Não querem? Então vocês vão ter que provar meu bombocado receita que eu copiei do “livro da cobra“ bombocado de cobra cega seca com pedaços de gambá frito e jararatataca. Prova aqui...
Grandão 1: - Olha, Bolinha de Neve, venha cá, nós temos uma missão muito importante para você amanhã: Veja só quanto outro a gente encontrou... Nós iremos guardá-lo nesse baú e você vai vigiá-lo até que a gente possa levá-lo para um lugar bem seguro.
Bolinha: - Pode deixar comigo! Comigo ninguém pode! Eu vou vigiar “igualzim” O grande molusco vigia o nosso “dinheirim”.
Grandão 3: - Mas não vai dormir nem se distrair, está bem!
Bolinha: - Ah, meus grandões, depois que eu sarei daquela depressão, eu fiquei “ligadona” Não durmo por nada desse mundo! Acabou aquela vida de preguiça... Agora sou outra Bolinha de Neve. Vocês podem ir com Deus que eu vou vigiar direitinho!
Grandão 1: - Tome cuidado com a bruxa má da floresta, Bolinha de Neve. Ela é muito má e quer roubar tudo que temos!
Grandão 2: - É mesmo, esteja vigilante!
Grandão 3: - É não durma!
Bolinha: - Pode deixar 3 grandões... Tá comigo, tá com Deus.
Grandões 1,2,3: - Se precisar de nós, já sabe, é só bater o sino!
Eles saem, se despedem... Beijam-se... Abraçam-se. Bolinha de neve pega um pedaço de pau, faz malabarismos, finge vigiar, mas o sono começa a aparecer... Vem chegando... Vem... Vem... E ela acaba dormindo...
Enquanto isso... Ouve-se na floresta uma grande gargalhada...
Bruxa: - Rororo!
Era a bruxa má que entra sorrateiramente e vê o tesouro... Tenta roubar o tesouro da caixa. Bolinha de neve acorda e começa a lutar. Então, a bruxa pega uma laranja e tenta dar pra Bolinha comer...
Bolinha: - Mas... Não era maçã?
Bruxa: - Aquela era uma outra história, minha filha! Esta é outros quinhentos! Come logo, Bolinha de Neve.
Mas naquela briga, Bolinha consegue chegar no sino e dá algumas badaladas. E enquanto a bruxa já quase matava Bolinha se ouve ao longe o canto dos grandões... Então a bruxa se assusta e sai, levando a caixa e com o ouro e deixa Bolinha de Neve pelo chão...
Grandões: - Mas o que é isso, Bolinha?
Grandões: - O que houve?
Grandões: - Onde está o ouro?
Bolinha chora desesperadamente:
Bolinha: - A bruxa roubou e quase me matou!
Grandão 1: - Antes tivesse matado, sua molenga, preguiçosa! Por que não tocou o sino?
Bolinha: - Por... Por... Por... Por que eu... Eu... Dormi...
Grandões: - Dormiu?
Grandão 2: - Não acredito! Você prometeu!
Bolinha: - Mas agora eu prometo, eu juro que vou vigiar! Não vou mais dormir! Vou ficar esperta e alerta e ninguém vai roubar nosso tesouro...
Os três grandões fazem uma reunião e conversam:
Grandão 1: - Vamos dar a ela uma nova chance?
Grandão 2: - É se Deus nos concede a graça de termos uma nova chance, nós podemos oferecer a ela também a oportunidade de se refazer.
Grandão 3: - Mas vê se fica alerta, heim? Vigilante para bruxa nenhuma roubar nosso tesouro novamente!
Bolinha: - Pode deixar amigos... Vou fazer valer esse voto de confiança que me deram... Podem ir tranqüilos que eu vou vigiar direitinho!
Grandão 1: - Não se esqueça de tocar o sino se precisar de nós!
Bolinha: - Não me esquecerei...
Eles vão embora e Ela canta animada:
Bolinha: - Pela casa agora... Estou vigilante contra a bruxa má... Eu viro até gigante. O tesouro é grande...
A bruxa é maldosa. Mas com Deus por perto ficarei alerta! Ta um calor! Ufa! Acho que vai chover. Por falar em chuva quando chove vocês têm sono? Hum... Eu tenho uma soneira! Começa a bocejar. Ainda bem que num ta chovendo né... E começa a dormir.
Então a bruxa chega de mansinho, chega bem pertinho do tesouro enquanto Bolinha de Neve está dormindo. Mas quando ela tenta pegar a caixa Bolinha de Neve acorda.
Bolinha: - Achou que eu não estava vigilante, não é? Pois vai ver só, sua bruxa folgada! Vai levar uma vassourada!
Começa a briga e Bolinha de Neve vai levando a melhor sobre a bruxa. Por fim ela imobiliza a bruxa e, num castigo final, dá a sopa pra bruxa.
Bruxa: - Isso não! Isso não! (E sai correndo)
Bolinha recupera todo o tesouro e batendo o sino, chama os grandões que chegam correndo...
Bolinha: - Vejam só, amigos! Como minha sopa era tiro e queda? Espantei a bruxa e ainda recuperei todo o tesouro! Eu estava preparada e vigilante! Sabia que a qualquer hora chegaria a danada!
Grandão 1: - Muito bem, Bolinha! Agora que você aprendeu que devemos cuidar do que é precioso.... Mas tem uma coisinha?!
Bolinha – o que é?
Grandão - só falta aprender a cozinhar, lavar, arrumar.
Todos - hahahahahahah
Saem festejando.

Por: Solange do Nascimento e Gisella Parreira Batista

http://www.catequisar.com.br/texto/missa/layout.htm





O rei leão cuidava com amor de sua floresta, defendia os mais fracos e ensinava a todos a respeitar uns aos outros. Certo dia ele partiu disse que iria encontrar um lugar melhor mas que voltaria para buscar os demais. Certo dia, alguns anos depois, surgiu um murmúrio de que o rei estava voltando e iria visitar cada morador. Ninguém sabia o dia, uns diziam que seria logo e outros acreditavam que ia demorar. O rei iria levar para viver no paraíso todos aqueles que estivessem prontos e os outros não. Foi então que dona tartaruga perguntou a joaninha:


Tartaruga: oi amiguinha, fiquei sabendo que o rei vem vindo. O que devo fazer para que ele me leve junto dele?

Joaninha: ah amiguinha você deve seguir seus mandamentos, fazer aquilo que ele ensinou enquanto esteve no meio de nós. Deve amar o próximo como a ti mesmo, ser mansa e humilde de coração.

Tartaruga:nossa preciso me vigiar, vou ter mais atenção quando falar com meus amigos e vou tratar depressa de pedir perdão a dona aranha, pois ontem nós tivemos a maior briga.

Seu macaco que estava ali por perto e escutou a prosa comentou:

Macaco: que preparar que nada, ninguém nem sabe se ele vai voltar mesmo. Vocês são bobas em!

Tartaruga: o rei pode ter ido embora, mas tudo que ele falou e ensinou deve ter permanecido em nosso coração. Suas palavras não passam.

Joaninha: a gente não precisa saber o dia exato só precisamos estar sempre vigiante. Quando esse dia de festa acontecer estaremos prontos.

Assim os três se despediram e se foram e como eles assim somos nós. Jesus veio ao mundo e nos ensinou muito sobre o amor e sobre como viver em paz. Um dia ele voltará e aqueles que estiverem vivendo segundo sua palavra irão para junto dele, pois Jesus é o único caminho que nos leva ao céu.
 Daniela - coordenadora diocesana ministério para crianças( RCC de Umberlândia)
http://rcccriancauberlandia.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails